Fotos de Nanzita pintando sua obra

Vamos conhecer um pouco da obra da artista? Sim, apenas um pouco, pois o acervo e o volume das produções artísticas de Nanzita são enormes. Aqui temos algumas telas, fotografias de Nanzita pintando a capela da fazenda do Rochedo, a pia batismal da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e uma de suas obras mais impactantes: "A via sacra" no Santuário da Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Cataguases-MG.


Pinturas de Nanzita

A arte de Nanzita é fruto de uma formação intelectualmente bem nutrida, e de uma inocência básica de visão. É uma pintora por compulsão, por irreversível vocação. Deixa livre seu filtro expressional, para a fixação de uma imagem descontraída e de curiosa casualidade gestual. Sente-se que cria com alegria, com a discreta alegria dos que estruturam no fazer a complexidade do instante. Sua pintura lembra de longe a linguagem de certos mestres da escola de Paris. Tem aquele encontro limiar do abstrato e do figurativo, embora o figurativo esteja sempre vitorioso, e não surja como processo de estilização, mas de construção plástica. São paisagens, cenas religiosas, naturezas mortas...”

Walmir Ayala
Setembro de 1979


Nanzita e a arte sacra

Tu és testemunha e transparência de Deus.”
Frei Nataniel José Oliveira – em saudação a Nanzita


Tema recorrente no universo pictórico de Nanzita, a arte sacra proporcionou a ela a oportunidade de combinar sua fé interior com os dotes da pintora, produzindo belíssimas obras de inspiração cristã, seja em quadros isolados, sena em painéis de grandes dimensões, exigindo o uso de escadas e andaimes, tarefas as quais se entregou com a serenidade de sempre. De corpo e alma, pode-se dizer.






























































































































































































































































Capela da Fazenda do Rochedo

Nanzita disse ao Monsenhor Antônio Xavier Rodrigues que esta pintura foi feita de oração. E nesse estado de elevação espiritual foram dois meses de trabalho diário, atendendo à solicitação de Dona Ophélia Rezende, herdeira e administradora da fazenda. Nanzita escolheu o tema “A vida de São Francisco de Assis”, um dos santos de sua devoção, ao qual a capela foi consagrada, durante a missa em ação de graças celebrada pelo Monsenhor, em 11 de setembro de 1983.
A Fazenda do Rochedo situa-se no distrito da Glória – Cataguases--MG.



















Painel da Pia Batismal

Painel pintado no salão da Pia Batismal da Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em Cataguases-MG, atendendo ao convite do Vigário José Antônio Álvares Nunes. Nesta obra, a pintora retratou os apóstolos que estavam com Jesus no Monte Tabot, motivada pela a pintora, assim se exprimiu o Vigário: “Na obra de Nanzita, os gestos são mais expressivos do que a própria figura”. Sábia observação, considerando-se que os gestos simbolizam diálogo, que conduz ao entendimento, que propicia a paz.










Via Sacra

O primeiro convite, do Padre José Carlos Leite, foi reiterado dez anos depois pelo Padre Luiz de Matos Pereira, com aprovação do Bispo Diocesano Dom Roque. Nanzita, então, iniciou um minucioso estudo do tema, para executar esta obra monumental: ao todo. 15 painéis, representando as 15 estações da Via Sacra, tendo como guia o livro “A Paixão de Cristo, segundo o cirurgião”, de Pierre Barbet. O resultado é puro esplendor, despertando a compaixão e conduzindo à reflexão, ante o martírio daquele que sacrificou sua vida pela humanidade.
O conjunto de painéis “Via Sacra” ocupa as duas paredes laterais da nave central da Matriz de Santa Rita de Cássia, no Santuário a ela dedicado, em Cataguases-MG.






































































 Capela do Espírito Santo

“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, acendei neles o fogo do vosso amor.” – A Oração ao Espírito Santo foi a inspiração de Nanzita para executar esta obra, acrescentando ao tema os cinco continentes do planeta Terra, inserindo corações em cada um deles. “Esta simbologia traz implícita a necessidade de cada país em receber a graça do Espírito Santo, pela ausência de paz entre os homens”, declarou Nanzita, com a autoridade de quem sempre foi a paz em pessoa.
A Capela do Espírito Santo fica na ala direita do Santuário de Santa Rita de Cássia, em Cataguases-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Internautas On-Line